domingo, 16 de agosto de 2020

Hulk e o Mito de Hércules - Filosofia Simbólica


No MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), a Marvel começou toda a sua jornada no que se tratava da formação de uma equipe de heróis e a apresentação das Jóias do Infinito com o filme do Hulk em 2008, onde nós encontramos a primeira vez com o personagem do Homem de Ferro, ainda sendo apenas Tony Stark, buscando formar os Vingadores.

Hulk é um personagem que já possuiu uma série em tempos antigos, teve outros filmes mais próximos ao modelo do que a Marvel adotou como seu universo cinematográfico. Portanto, não se trata de um personagem desconhecido, e sim, um personagem que participou de pelo menos quatro gerações por meio da Cultura Pop. 

O Gigante Esmeralda, como o Hulk é conhecido também, é um personagem que possui um enorme conhecimento científico e acadêmico, mas Bruce Banner, alter ego de Hulk, quando perde a Razão transforma-se na criatura esverdeada, gigantesca e muito poderosa pelo uso descomunal da força física deixando-o quase que indestrutível e invulnerável quando mais furioso ele fica.

Hulk é um personagem que possibilita uma gama (piada pronta) enorme de leituras, releituras e conversa com campos da Filosofia e, claro, do esquema do funcionamento de nossa mente. Entre os campos da Filosofia podemos citar Linguagem, Ética, Estética, Política, Transhumanismo, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente entre algumas das áreas. 

Através deste personagem criado por Stan Lee podemos imortalizar o Mito de Hércules. O Mito fala de um homem que não tem controle sobre si e usa da força física para resolver seus problemas. Devido as soluções de seus problemas serem revolvidos desta maneira, em um momento ele perde sua sanidade e mata sua esposa e filhos. Para se livrar da culpa (peso da consciência) é dado a ele Doze tarefas que irá adquirir o Bom uso da inteligência e o auxílio da Deusa que representa essa qualidade oferecida a nós, Atena, para resolver as tarefas. Essas tarefas vão oferecer a Hércules o ganho de razão, inteligência, sabedoria e justiça. 

O que acabamos acompanhando na Jornada de Hércules, fazemos também com o Hulk no MCU. Hulk sai de um estado de fúria e descontrole para o estado de Professor Hulk, no caso, ele controlou sua fúria, manteve a força física a serviço da ciência (Inteligência). Como o personagem fala "O melhor dos dois Mundos em um só lugar". A inteligência e a Ciência por parte de Bruce Banner e a força física e resistência pelo símbolo do Hulk.


Quando o personagem do Stark - Homem de Ferro - surge a primeira vez no filme de 2008 simboliza a nossa racionalidade prematura, devido a relação com o coronel Ross para a formação da equipe dos Vingadores. Essa relação entre Star e o Coronel Ross tem um significado de rigor extremo. Devido Stark simbolizar uma racionalidade prematura e o Corenel Ross o Rigor extremo mostra com isso como nós podemos agir de maneira estúpida, extremista, militar ou bélica demais.

Já para Hulk, vemos ele nas sequências de filmes da Marvel, desaparecer por alguns anos e surgir como Campeão Gladiador em um planeta completamente diferente, Sakaar. Depois de todos os arcos, lições, conquistas e o aprendizado com a influência do Tempo em Sakaar, Hulk consegue amadurecer e controlar quem ele realmente É, juntando "o melhor dos dois mundos", como ele mesmo fala para seus amigos. Temos desta maneira a boa e educada relação entre Mente e Corpo.

O resgate do Campeão no planeta de Sakaar ocorre por Thor, que simboliza a Justiça. Mas, falo disso em outro post.


Renis R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUADRINHOS (HQ's) E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL

  Os quadrinhos e a filosofia da linguagem podem colaborar de várias maneiras na formação das pessoas, especialmente em relação à comunicaçã...