sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

SOU ACADEMICO DE FILOSOFIA, E AGORA?

Porta de entrada para a vida acadêmica, o Blog Atuação Filosofica tem o prazer de dar as boas vindas aos calouros, tentando através desse meio informativo, ser um dos contatos de muitos que ocorrerão pelos vindouros dias de estudo. 
Alguns de vocês terão contato pela primeira vez com a Filosofia aqui mesmo no Blog e dentro do campus também. Serão os "paraquedistas", e, irão se aprofundar mais e conhecer as regras acadêmicas, que envolverão a todos nas vias políticas, comum e de estudo dentro do nosso curso. Queremos dar a força inicial para todos e deixar bem claro que, vocês são a voz, os braços e a Vontade que irá levar o curso e a própria arte de ensinar a Filosofia fora dos portões da Universidade. A 'Mente' do curso fica por parte dos professores que irão sempre nos orientar e instruir. Reforcem sempre com eles suas duvidas, onde gostariam de obter uma melhora, participação em sala e debates, exponham seus pontos de vista sem um duelo ou criticas destrutivas, mas construtivas. Anotem todas suas ideias antes de expor, analisem e descubram as possibilidades, e, caso tenham projetos relacionados, vejam as chances de trabalharem em algo.
(A orientação abaixo é deixada aqui como referencia para academicos da Universidade Federal do Acre - UFAC)

O CURSO
O curso de licenciatura plena em filosofia irá preparar o academico com leituras de textos filosoficos, como interpretar, ler e escrever de forma concisa e adequada para artigos, revistas e livros. Serão lidos várias obras de filosofos, da filosofia clássica, medieval, moderna e contemporanea. O curso irá preparar o academico para a profissao docente com informações escolares, estrutura e regimentos, visões de dentro das escolas e comportamento frente aos alunos. 
Cabe os futuro professor neste meio caminho decidir seus metodos e meios de ensino. Será um tradicionalista? irá buscar novos meios para o ensino? Irá realizar pesquisa para desenvolver um campo novo dentro da região que se adeque a linguagem local e seu pensamento? Muitas perguntas surgirão.

COORDENAÇÃO DE FILOSOFIA
A coordenação do curso de filosofia estará aberta sempre a disposição dos acadêmicos com o intuito de ouvir, orientar e encaminhar os discentes. Documentações, matriculas, aproveitamentos de disciplinas de cursos anteriores - caso o acadêmico tenha - trancar matriculas, orientações sobre projetos estudantis, viagens para seminários, congressos, simpósios e demais eventos relacionados a pesquisa, extensão e ensino dentro da área de Filosofia, bolsas de estudo; sempre será bom se informar pelo portal da universidade e na coordenação do curso. 

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES
Existirão pela frente eleições para representantes dos acadêmicos de filosofia dentro do Colegiado e, também, para o Centro Acadêmico de Filosofia (C.A.F.). O centro acadêmico de filosofia irá ser formado por uma equipe que terá por obrigação ouvir todo o corpo estudantil do curso e reivindicar, representar, manifestar, exigir pelo corpo discente, por melhorias que atinjam o curso e os acadêmicos. Sem viés partidários (caso consigam), já que rege o C.A.F. um estatuto que deverá ser seguido e, estar disponível para todo o corpo estudantil que deseje lê-lo. E feito sempre que possível (e indicado a tal) assembleias para registros de candidatos que queiram candidatar-se para representação discente no Corpo do Colegiado e para formação de chapas para o Centro Acadêmico de Filosofia. 

MATERIAL DE ESTUDO / COPIAS E ENCADERNAÇÕES
O material de estudo será orientado por todos os professores no inicio de cada aula seguindo a ementa e a programação de cada disciplina. Existirão indicações de obras, comentadores, artigos, etc., por professores de cada disciplina, fica por parte dos discentes a escolha de comprarem as obras originais ou buscar uma copia dos trechos, resumos, capítulos, artigos e/ou obras deixadas pelos professores em pontos de copias espalhados pelo campus. Haverá um ponto ou outro que é de melhor serventia tanto para o professor por já possuir pastas com seus documentos e nome, como para os discentes devido a localização perto do bloco de estudo. Por isso, assim que possivel vejam seus horários e procurem saber se já estão disponíveis os conteúdos nas copiadoras mais próximas do bloco de filosofia - ou vejam com seus professores onde eles deixaram o conteúdo. Além disso, nas copiadoras possui para identificação, o período, nome do professor e disciplina em um livro fácil para os acadêmicos de cada curso.

BOLSAS ESTUDANTIS
A Universidade Federal do Acre dispõe de várias modalidades de bolsas estudantis para auxiliar os academicos em sua formação de ensino, pesquisa e extensão...entre outras.
Algumas modalidades:

- Programa de Educação Tutorial (PET) - o acadêmico-bolsista irá desenvolver atividades extracurriculares nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os grupos de PET são criados conforme processo de seleção definido em edital. O bolsista fará 20h semanais (podendo mudar devido o edital) de atividades e receberá um valor X por tempo de bolsa.

- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) - o academico-bolsista desenvolverá atividades de ensino junto as escolas de educação básica da rede pública de ensino. O bolsista será selecionado a partir do edital. O bolsista fará 20h semanais (podendo mudar devido o edital) de atividades e receberá um valor X por tempo de bolsa.

- Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - nesta modalidade o bolsista desenvolverá atividade de pesquisa junto a um orientador. A seleção do bolsista se faz por indicação do professor-orientador e/ou edital. O bolsista fará 20h semanais (podendo mudar devido o edital) de atividades e receberá um valor X por tempo de bolsa.

- Programa Institucional de Bolsa Voluntária de Iniciação Cientifica (PIVIC) -  assim como no PIBIC é uma modalidade de pesquisa academico-cientifica, entretanto no PIVIC não há bolsa a ser paga. O acadêmico é voluntário, realiza suas atividades de pesquisa acompanhado pelo professor-orientador, presta serviços de relatórios semestrais e finais para ganhar seus devidos pontos e certificados como um bolsista. 

- Bolsa de Incentivo ao Estudo/Pró-Estudo - o academico-bolsista irá desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

- Programa de Monitoria para Auxilio aos Estudantes com Deficiência - os bolsistas desempenharão atividades de auxilio e orientação aos estudantes com deficiências. O NAI - Núcleo de Apoio a Inclusão tem uma grande parceria com orientação e suporte para os bolsistas e para os alunos assistidos. 

- Bolsa de Monitoria - o acadêmico bolsista desempenha atividades de auxilio aos alunos em determinada disciplina junto ao professor-orientador.

- Programa de Tutoria - o bolsista deverá acompanhar e orientar os alunos cotistas em suas atividades acadêmicas. 

ATENÇÃO: Há ainda outras modalidades de bolsas como: Pró-Ciencia, Mobilidade Acadêmica, Pró-Esporte, Pró-Cultura, Bolsa de Extensão e Pró-Inclusão. Para maiores informações sobre todas as modalidades de bolsas, tempo e valores, acesse: www.ufac.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUADRINHOS (HQ's) E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL

  Os quadrinhos e a filosofia da linguagem podem colaborar de várias maneiras na formação das pessoas, especialmente em relação à comunicaçã...