segunda-feira, 26 de maio de 2014

SARTRE POR ELE MESMO - DOCUMENTÁRIO

Documentário autobiográfico em que o filósofo francês fala de sua infância; sua filosofia; descreve sua relação com o surrealismo, o realismo e o concretismo; expõe a formação de sua consciência política na época do nazismo e aborda sua duradoura relação com a escritora Simone de Beauvoir.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (21 de Junho de 1905 — 15 de Abril de 1980) foi um filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.

Uma entrevista exclusiva com o teatrólogo e maior intelectual do Existencialismo,o documentário Sartre por ele mesmo mostra sua trajetória de vida e os acontecimentos políticos e sociais vividos pelo escritor. Além da participação de Sartre, o documentário conta com depoimentos de sua companheira, a também escritora Simone de Beauvoir. Eles narram episódios e transformações sociais da Europa por que passaram na metade do século passado. Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Prêmio Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.


VIDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUADRINHOS (HQ's) E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL

  Os quadrinhos e a filosofia da linguagem podem colaborar de várias maneiras na formação das pessoas, especialmente em relação à comunicaçã...