sábado, 31 de julho de 2021

Caverna do Dragão e a Jornada dos Heróis



O desenho animado da decada de 80, coproduzido pelo estudio Marvel e a Toei Animation na época com o nome de Dungeons & Dragons, que no Brasil ficou famoso pelo nome de Caverna do Dragão está imortalizado na alma de muitas pessoas. Tem como narrativa estórica a busca pelo retorno para casa por parte de seis adolescentes após chegarem em um local estranho através de um portal dimensional ao Reino de Dungeons & Dragons.


Eles aparecem neste novo mundo trajando roupas completamente diferentes das suas e recebendo imediatamente e de maneira inesperada armas mágicas do poder de uma pessoa que se apresenta como o Mestre dos Magos (Dungeon Master).


O desenho tinha como proposta vender produtos referentes ao jogo de RPG homônimo e boardgames relacionados aos mundos fantásticos-medievais. A proposta foi considerada madura demais para a época, devido símbolos e conceitos trabalhados nas narrativas. Tanto a Jornada dos adolescentes na busca pelo retorno para casa, quando suas posições de heróis e heroínas, lideres, pensadores etc, refletia automaticamente com as representações e conceitos da filosofia no público expectador. Alguns destes significados podemos encontrar aqui.


O Mestre dos Magos é o Sábio que ensina as crianças onde devem melhorar, tornando-se mais fortes físico e mentalmente. A saída deles do Reino mostra-se sempre difícil devido a ajuda deles ser necessária para muitos povos e criaturas que estão longe de pensar por si ou de possuírem autonomia já que, em muitos lugares a escravidão, submissão e tirania são apresentados durante a jornada dos adolescentes. Por isso, a figura dos adolescentes é necessária pro simbolizar o ‘pensamento novo’, uma nova Forma de pensamento, podendo assim, livrar as demais pessoas e criaturas da tirania, injustiça e escravidão.


A resistência nesta jornada para que os adolescentes alcancem o sucesso em salvar e orientar as demais pessoas e conseguirem um portal para o retorno para casa ocorre pelo opositor Vingador, um mago maléfico, que tenta tomar as armas dos jovens com a intenção de derrotar o Mestre dos Magos e o Dragão Tiamat.


Vingador é filho do Mestre dos Magos e, ele era em um outro momento, quando Puro, um Cavaleiro com um Martelo mágico. O Cavaleiro é símbolo do Campeão, aquele que conseguiu atingir sua virtude pessoal, válido para homens e mulheres. O Martelo o símbolo da Justiça. Em algum momento da história, oculta a nós, o Vingador foi corrompido pela busca de poder e a mostra disso é a SOMBRA que vive o bajulando. Aspecto do VÍCIO que o atormenta.


Tiamat é o símbolo da Deusa do Caos, o Dragão que protege o Reino. É uma deusa com cinco cabeças que correspondem a Elementos da Natureza. Podemos fazer uma relação com os Elementos da Consciência descrito por Platão quando cita as Formas/Ideias. Quando não sabemos o que somos, quem somos e o porquê de nossa existência acabamos enfrentando adversários para nos moldarmos e sermos mais fortes, portanto, Tiamat não é um inimigo e sim um agente transformador.


O Reino trata-se de nossa Alma. Em cada pessoa possui esses Guardiões internos, possuidores de vários nomes como: Anjos da Guarda, Orixás, Consciência, Essência, Espírito Guardião, etc. Limpar o Reino de maldades, tirania, escravidão e outros vícios é uma jornada nossa por toda a vida.


Já os nossos heróis e heroínas possuem seus conceitos e significados. Eles, os jovens, carregam armas mágicas que também possuem significados. Hank é um Guardião com seu Arco que é símbolo do Auto Controle e as flechas são de LUZ que representam a clareza e nosso foco. O arco só pode ser dobrado por aquele que domina a Força e o Auto controle.

Eric é o Cavaleiro com o Escudo ou Égide que cria um campo de força que os protege. O escudo é símbolo da reflexão, aquilo que impede de que a ignorância dos outros nos atinjam. Proteção é um atributo que deve ser dado à TODOS.

Diana é Acrobata, ela possui o Bastão. Seus atribuídos são do Corpo e de todas as experiências sentidas. O BASTÃO é um símbolo do CONHECIMENTO e da RETIDÃO, a ÉTICA, aumentando ou diminuindo dependendo do usuário.

Sheila é a Ladina qualidade ligada a ESPERTEZA e INTELIGÊNCIA, por isso uma mulher, carinhosa e acolhedora e que usa uma cobertura sobre sua cabeça. Nossa inteligência é coberta pelo crânio e oculta aos olhos dos outros. Ela pode entrar e sair desta maneira longe da PERCEPÇÃO dos outros.

Presto é o Mago. Seu nome verdadeiro é Alberto que significa o BRILHANTE, NOBRE. Qualidade de um MAGO em potencial. O atributo dele está no Chapéu, toda vez que pensando consegue tirar os feitos de sua CABEÇA. Ele vê o mundo de outra forma, por isso usa óculos circulares, símbolo da HARMONIA.

E, Bobby o Bárbaro. O mais jovem, representa nossa imaturidade, por agirmos pelas emoções utilizando da FORÇA BRUTA para resolver problemas. Ele possui um Tacape, símbolo da Força, elemento de Hércules.

Já a UNI é o unicórnio, o animal Sagrado que simboliza nossa CONSCIÊNCIA e Sentimentos equilibrados ao nosso Aspecto Sagrado - a ALMA. Sua cor branca simboliza a PUREZA e o único chifre O FOCO. Oposto ao Corcel Negro do Vingador que se alimenta pela fúria e ódio.

Renis R.

Prof. de Filosofia

COMO A CULTURA POP PODE ENSINAR FILOSOFIA

  Lições de Akira, Ghost in the Shell, Exterminador do Futuro, Matrix e Alice no País das Maravilhas A Cultura Pop, muitas vezes subestimada...