O desenho animado da decada de 80, coproduzido pelo estudio
Marvel e a Toei Animation na época com o nome de Dungeons & Dragons, que no Brasil ficou famoso pelo nome de Caverna
do Dragão está imortalizado na alma de muitas pessoas. Tem como narrativa estórica
a busca pelo retorno para casa por parte de seis adolescentes após chegarem em
um local estranho através de um portal dimensional ao Reino de Dungeons & Dragons.
Eles
aparecem neste novo mundo trajando roupas completamente diferentes das suas e
recebendo imediatamente e de maneira inesperada armas mágicas do poder
de uma pessoa que se apresenta como o Mestre dos Magos (Dungeon Master).
O
desenho tinha como proposta vender produtos referentes ao jogo de RPG homônimo e
boardgames relacionados aos mundos fantásticos-medievais. A proposta foi considerada
madura demais para a época, devido símbolos e conceitos trabalhados nas
narrativas. Tanto a Jornada dos adolescentes na busca pelo retorno para casa,
quando suas posições de heróis e heroínas, lideres, pensadores etc, refletia
automaticamente com as representações e conceitos da filosofia no público
expectador. Alguns destes significados podemos encontrar aqui.
O
Mestre dos Magos é o Sábio que ensina as crianças onde devem melhorar,
tornando-se mais fortes físico e mentalmente. A saída deles do Reino mostra-se
sempre difícil devido a ajuda deles ser necessária para muitos povos e
criaturas que estão longe de pensar por si ou de possuírem autonomia já que, em
muitos lugares a escravidão, submissão e tirania são apresentados durante a
jornada dos adolescentes. Por isso, a figura dos adolescentes é necessária pro
simbolizar o ‘pensamento novo’, uma nova Forma de pensamento, podendo assim, livrar
as demais pessoas e criaturas da tirania, injustiça e escravidão.
A
resistência nesta jornada para que os adolescentes alcancem o sucesso em salvar
e orientar as demais pessoas e conseguirem um portal para o retorno para casa
ocorre pelo opositor Vingador, um mago maléfico, que tenta tomar as armas dos
jovens com a intenção de derrotar o Mestre dos Magos e o Dragão Tiamat.
Vingador é filho do Mestre dos Magos e, ele era em um outro momento, quando Puro, um Cavaleiro com um Martelo mágico. O Cavaleiro é símbolo do Campeão, aquele que conseguiu atingir sua virtude pessoal, válido para homens e mulheres. O Martelo o símbolo da Justiça. Em algum momento da história, oculta a nós, o Vingador foi corrompido pela busca de poder e a mostra disso é a SOMBRA que vive o bajulando. Aspecto do VÍCIO que o atormenta.
Tiamat é o símbolo da Deusa do Caos, o Dragão que protege o Reino. É uma deusa com cinco cabeças que correspondem a Elementos da Natureza. Podemos fazer uma relação com os Elementos da Consciência descrito por Platão quando cita as Formas/Ideias. Quando não sabemos o que somos, quem somos e o porquê de nossa existência acabamos enfrentando adversários para nos moldarmos e sermos mais fortes, portanto, Tiamat não é um inimigo e sim um agente transformador.
O Reino trata-se de nossa Alma. Em cada pessoa possui esses Guardiões internos, possuidores de vários nomes como: Anjos da Guarda, Orixás, Consciência, Essência, Espírito Guardião, etc. Limpar o Reino de maldades, tirania, escravidão e outros vícios é uma jornada nossa por toda a vida.
Já os nossos heróis e heroínas possuem seus conceitos e significados. Eles, os jovens, carregam armas mágicas que também possuem significados. Hank é um Guardião com seu Arco que é símbolo do Auto Controle e as flechas são de LUZ que representam a clareza e nosso foco. O arco só pode ser dobrado por aquele que domina a Força e o Auto controle.
Eric é o Cavaleiro com o Escudo ou Égide que cria
um campo de força que os protege. O escudo é símbolo da reflexão, aquilo que
impede de que a ignorância dos outros nos atinjam. Proteção é um atributo que
deve ser dado à TODOS.
Diana é Acrobata, ela possui o Bastão. Seus
atribuídos são do Corpo e de todas as experiências sentidas. O BASTÃO é um símbolo
do CONHECIMENTO e da RETIDÃO, a ÉTICA, aumentando ou diminuindo dependendo do
usuário.
Sheila é a Ladina qualidade ligada a ESPERTEZA e
INTELIGÊNCIA, por isso uma mulher, carinhosa e acolhedora e que usa uma
cobertura sobre sua cabeça. Nossa inteligência é coberta pelo crânio e oculta
aos olhos dos outros. Ela pode entrar e sair desta maneira longe da PERCEPÇÃO
dos outros.
Presto é o Mago. Seu nome verdadeiro é Alberto que
significa o BRILHANTE, NOBRE. Qualidade de um MAGO em potencial. O atributo
dele está no Chapéu, toda vez que pensando consegue tirar os feitos de sua
CABEÇA. Ele vê o mundo de outra forma, por isso usa óculos circulares, símbolo
da HARMONIA.
E, Bobby o Bárbaro. O mais jovem, representa nossa
imaturidade, por agirmos pelas emoções utilizando da FORÇA BRUTA para resolver
problemas. Ele possui um Tacape, símbolo da Força, elemento de Hércules.
Já a UNI é o unicórnio, o animal Sagrado que
simboliza nossa CONSCIÊNCIA e Sentimentos equilibrados ao nosso Aspecto Sagrado -
a ALMA. Sua cor branca simboliza a PUREZA e o único chifre O FOCO. Oposto ao
Corcel Negro do Vingador que se alimenta pela fúria e ódio.
Renis R.
Prof. de Filosofia
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