Rascunho de Rafael de Sanzzio - Escola de Atenas |
A Mente é um Mistério que sempre me maravilhou. Meu interessem em estudá-la e compreendê-la vem desde a infância quando peguei livros sobre anatomia humana e descobri que o cérebro é o responsável por controlar todo o corpo humano. A Arte me conectou através de outros conteúdos como o da História, Literatura e Filosofia por estudar a influência da pintura, escultura e arquitetura justamente ao pensamento humano.
Em minha formação busquei relacionar tudo o que me apreciava na infância e adolescência com os aspectos da mente, com isso, acabei que estudei e pesquisei vários filósofos, encontrando no filósofo Platão, na Filosofia Clássica e no Campo da Filosofia da Mente (neurocognição e neuroeducação) algo sobre as diferentes Formas na Mente.
A Educação da Alma, e lógico da pessoa é o que o filósofo Platão dá mais atenção. A educação é a linguagem para acessar ferramentas (conceitos, virtudes, ciência) fazendo assim com que o estudante conheça melhor sua maneira de pensar, seus medos, defeitos, vícios para poder transformá-los em qualidade, potencia, virtudes para uma excelência e o bem viver. Você, em outras palavras, aprende a tomar SUA vida, conduzindo suas ações sem perder tempo com situações vagas, sem importância. Oferecendo foco, direção, retidão (ética) e alcançando resultados rápidos e precisos naquilo que é de sua Vontade realizar.
Fui conectando e relacionando os demais campos da filosofia para melhor compreender o funcionamento da mente, descobrindo a importância Religiosa, da linguagem Científica e da conexão existencial do agora a ser vivido e experimentado. Compreendi que cada pensadora e pensador sempre apresentava características, conceitos e aspectos filosóficos que fundamentava suas Correntes de Pensamento de maneiras plurais por estarem relacionados a cada Conceito das Formas que nossas mentes possuem, devido a isso, mergulhei mais profundamente no estudo da Alma.
Com o estudo da Alma (Mente) pude ter a chance de estudar isso tudo sem causar segregação, e sim, explicando a fundo como tudo funcionava dentro de Conceitos mais amplos, sem uma dureza física ou clínica, como ocorre em muitos casos modernos e contemporâneos pela psicologia e estudos neurocognitivos. Tive que fazer, gradativamente, um retorno as ‘origens’ do pensamento chegando ao pensamento Clássico e suas Escolas Filosóficas e de Mistérios descrevendo como que um esquema abstrato daquilo que seria o funcionamento de nossa mente utilizando a matemática, geometria, arte, arquitetura, símbolos e outras linguagens atemporais.
Platão possui um considerado conjunto de Obras que conseguiram vencer o tempo com as mudanças políticas, culturais, linguísticas e científicas que, chegaram de uma certa maneira, bem conservados sendo objetos de estudo em vários campos além dos da Alma/Mente e a Política. Temos também a Ética, Estética, Linguística, Teoria do Conhecimento, Matemática, Geometria, Astronomia, Antropologia, Metafísica etc., e toda esta diversidade nos oferece um longo campo de pesquisa e de estudos.
A Alma foi o meu Caminho escolhido. Ao mergulhar no tema da ‘Alma’ como professor de Filosofia, especialista em Filosofia com foco em Ética e Linguagem e, também, especialista em Neuroeducação apliquei as pesquisas utilizando da Arte para uma melhor compreensão da mente. Pelo uso da Arte posso utilizar e descrever a matemática e geometria platônica na representação do funcionamento de nossa mente. Além de poder ensinar o que os grandes pensadores e pensadoras deixaram velado ou marcado para nosso futuro estudo.
A Mente possui uma descrição abstrata matemática por Platão pelo uso de símbolos linguísticos como a Espiral, o Tetraedro, Octaedro, Dodecaedro, Icosaedro, o Cubo e o Círculo para descrever conceitos e dimensões da nossa Alma/Mente. Somada a essa linguagem a outras linguagens matemáticas e sistemas matemáticos encontramos padrões linguísticos, comportamentais, de raciocínio e expressões de nossa personalidade e essência. Compreender isso é compreender como você É, seu propósito e sua existência.
Renis R.
Prof.
de Filosofia e pesquisador