domingo, 5 de outubro de 2014

EPICURO, O SÁBIO - Filosofia nos Quadrinhos

Epicuro: Não gosta dos filósofos, então?

Hesíodo: Seu eu gosto?! Eu odeio! Tudo sanguessuga! Lixo! Vivem largados na Ágora, pregando, empatando a vida e mendigando atrás de gente decente que nem eu! É uma desgraça! A cada dez passos cê tropeça num vagabundo tentando adivinhar a altura do sol!

William Messner-Loebs

Quando ouvi falar pela primeira vez em Epicuro, o Sábio, fiquei receoso. Não porque o tema central da HQ fosse uma aventura hilária e nonsense pela Grécia Antiga ou porque os quatro álbuns que formam o encadernado trouxesse situações nas quais encontramos Platão, Sócrates, Aristóteles, Homero, Esopo, Zeus e Alexandre, o Grande (que nessa história não é tão grande assim, alias, é um pingo de gente enfezado com tudo, que espeta seus professores, gosta de aventuras perigosas, caça, sangue, sexo, vinho e todos os itens dignos de um príncipe macedônio), mas porque imaginava que teria uma aula (chata) de filosofia via quadrinhos. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Filosofia em Quadrinhos - Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade

Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade



Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade é uma graphic novel que narra a busca de Bertrand Russell pelos fundamentos lógicos dos princípios matemáticos. Escrita por Apostolos Doxiadis e pelo professor de ciência de computação da Universidade de Berkeley Christos Papadimitriou e ilustrada por Alecos Papadatos, foi publicada originalmente na Grécia em 2008. A edição brasileira foi publicada em 2010 pela editora Martins Fontes.
Logicomix foi considerada a melhor HQ do ano 2010. É uma tremenda história sobre Bertrand Russell, a lógica e seus pesquisadores contemporâneos (Turing, Godel, Poincaré, Frege etc.). A obra é uma reflexão sobre os limites e possibilidades do conhecimento, uma viagem às profundezas de nosso núcleo racional e suas vertiginosas fronteiras. - Luiz Trigo
Um inovador, o romance dramático gráfico sobre a perseguição traiçoeira dos fundamentos da matemática. Esta novela gráfica excepcional narra a odisséia espiritual do filósofo Bertrand Russell. Em sua busca pela verdade absoluta agonia, Russell cruza o caminho de pensadores famosos como Gottlob Frege, David Hilbert e Kurt Gödel, e encontra um estudante apaixonado na grande Ludwig Wittgenstein. Mas seu objetivo mais ambicioso de estabelecer inabalável fundamentos lógicos da matemática.



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Príncipe, de Maquiavel - em quadrinhos



Nicolau Maquiavel é um dos filósofos mais controversos da história da Filosofia. Nascido na segunda metade do século XV, em Florença, na Itália, é um dos principais intelectuais do período chamado Renascimento, inaugurando o pensamento político moderno. Ao escrever sua obra mais famosa, O Príncipe, o contexto político da Península Itálica estava conturbado, marcado por uma constante instabilidade, uma vez que eram muitas as disputas políticas pelo controle e manutenção dos domínios territoriais das cidades e estados. Nesse contexto, ele orienta como um príncipe deveria agir para tomar o poder e estabilizar a situação política da cidade.

Por isso, vale a pena conferir os quadrinhos do livro O Príncipe. Na obra, disponível para download em pdf, é possível conhecer a obra do autor florentino de um jeito simples e proveitoso.

Aqui podemos ver uma breve matéria sobre a produção do material.

Existe um outro trabalho independente onde exploram a mesma ideia de levar Maquiavel para os quadrinhos e pode ser visto aqui neste blog: Ciência Social Ceará

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coleção de história e filosofia em quadrinhos


A Revolução Russa" é um dos 12 volumes da série, escrita pelo roteirista André Diniz
A coleção de temas históricos e de filosofia relatados em quadrinhos, produzida pela Escala Educacional. Ao todo, são 12 volumes. Cada um deles tem 48 páginas e custa R$ 22,50.

A série -que tem fins didáticos- dedica oito obras a temas históricos, de dentro e de fora do Brasil. Os assuntos intitulam cada um dos álbuns:

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Heitor Vila-Lobos - Personalidade Brasileira

Heitor Villa-Lobos  foi um maestro e compositor brasileiro, o que muitos lá fora não acreditam.
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. No Brasil, sua data de nascimento é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica

sábado, 28 de junho de 2014

José do Patrocínio - Personalidades Brasileiras

José Carlos do Patrocínio foi um farmacêuticojornalistaescritororador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país. Foi também idealizador da Guarda Negra, que era formada por negros e ex-escravos para defender a monarquia e o regime imperial.
Filho de João Carlos Monteiro, vigário da paróquia de Campos dos Jordão e orador sacro de reputação na Capela Imperial, com Justina do Espírito Santo, uma jovem escrava Mina de quinze anos, cedida ao serviço do cônego por D. Emerenciana Ribeiro do Espírito Santo, proprietária da região.
Embora sem reconhecer a paternidade, o religioso encaminhou o menino para a sua fazenda na Lagoa de Cima, onde José do Patrocínio passou a infância como liberto, porém convivendo com os escravos e com os rígidos castigos que lhes eram impostos.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

TOM JOBIM - Filosofia Cantada - Personalidades Brasileiras


Antônio “Tom” Carlos Brasileiro de Almeida Jobim mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositormaestropianistacantorarranjador e violonistabrasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone, e um dos criadores e uma das principais forças do movimento da bossa nova.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

SARTRE POR ELE MESMO - DOCUMENTÁRIO

Documentário autobiográfico em que o filósofo francês fala de sua infância; sua filosofia; descreve sua relação com o surrealismo, o realismo e o concretismo; expõe a formação de sua consciência política na época do nazismo e aborda sua duradoura relação com a escritora Simone de Beauvoir.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (21 de Junho de 1905 — 15 de Abril de 1980) foi um filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.

Uma entrevista exclusiva com o teatrólogo e maior intelectual do Existencialismo,o documentário Sartre por ele mesmo mostra sua trajetória de vida e os acontecimentos políticos e sociais vividos pelo escritor. Além da participação de Sartre, o documentário conta com depoimentos de sua companheira, a também escritora Simone de Beauvoir. Eles narram episódios e transformações sociais da Europa por que passaram na metade do século passado. Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Prêmio Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.


VIDEO

segunda-feira, 10 de março de 2014

Oração de Nietzsche ao Deus desconhecido


Muitos só conhecem de Nitzsche a frase “Deus está morto”. Não se trata do Deus vivo que é imortal. Mas do Deus da metafísica, das representações religiosas e culturais, feitas apenas para acalmar as pessoas e impedir que se confrontem com os desafios da condição humana. Esse Deus é somente uma representação e uma imagem. É bom que morra para liberar o Deus vivo. Mas não devemos confundir imagem de Deus com Deus como realidade essencial. Nietzsche estudou teologia. Eu pude dar uma palestra na Universidade de Basel na sala em que ele dava aulas, quando fui professor visitante em 1998 lá. Essa oração que aqui se publica é desconhecida por muitos, até por estudiosos do filósofo. Por isso no final indico as fontes em alemão de onde fiz a tradução. No original, com rimas, é de grande beleza. (Leonardo Boff)

COMO A CULTURA POP PODE ENSINAR FILOSOFIA

  Lições de Akira, Ghost in the Shell, Exterminador do Futuro, Matrix e Alice no País das Maravilhas A Cultura Pop, muitas vezes subestimada...