terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Cultura Pop como ferramenta de estudo e ensino

Quino - Mafalda


A Educação é um conceito que através da ação do ensino podemos amadurecer intelectualmente enquanto vamos obtendo maior clareza de como cada conteúdo das disciplinas, da literatura, da ciência, da arte etc, se relacionam em nossa formação intelectual, pessoal e profissional. 

O Instante em que estamos está cheio de conteúdos, experiências, saberes, verdades, opiniões e ilusões que devemos aprender cedo como são aplicadas a nossa pessoa, de como podem nos manter alertas de perigos já ocorridos como, também, oferece possibilidades infinitas para lapidações de elementos, projetos e ações que tenhamos como vontade ou sonhos para realizarmos.

Esses conteúdos diversos também estão disponíveis através da Cultura Pop. Mesmo sendo uma cultura de massa e que pode nos levar uma discussão boa sobre as grandes mídias, empresas e ideologias políticas que se impregnam ou utilizam dessas vias para manipulação, temos que ter em mente a clareza das referencias que estão sendo utilizadas para distorção, manipulação, criação e propagação de mentiras ou ao contrário, o bem uso das referencias para ensino, divulgação e empoderamento cultural e/ou filosófico.

Em um artigo científico intitulado "Diferenças entre o popular e o Pop: O cinema de super-heróis como parte integrante de uma cultura segmentada" Marina Vlacic Morais e Lucas da Silva Nunes citam o professor Dr. Gelson Weschenfelder com o uso dos quadrinhos para o ensino/aprendizagem, ele diz que

Para Gelson Weschenfelder (2015), as HQs foram pioneiras em representar situações cotidianas da nossa sociedade e da vida das pessoas, características contidas nas histórias e nos personagens que aproximam o público do objeto cultural por meio de identificação. Assim como no exemplo dos quadrinhos, a Cultura Pop transmite significados dotados de valores para quem os consome, operando por meio de uma dinâmica de distinções. Segundo Janotti Junior, os objetos culturais da Cultura Pop são apropriados pelas pessoas por quatro valores principais: “valores de uso (o que se faz com os objetos culturais em seus agenciamentos afetivos), valor de troca (inter-relação com seu valor econômico), valor cultural (identitário) e valor estético (conflitos e partilhas sensíveis)” (2015, p. 51). Por meio desses valores são determinadas preferências por consoles de videogame de uma marca específica, por gêneros musicais que atingem sucesso, por extensas filas para adquirir livros ou quadrinhos na data de seu lançamento e também pela frequência em salas de cinema. 


Não apenas nos quadrinho
s, mas cinema, literatura, animações, roupas, músicas são produtos que estão construídos ou maquiados com símbolos e linguagens filosóficas, isto é, significados e significâncias. Aprenda sobre isso e saberá se proteger facilmente.

Isso serve para melhorar seu dialogo (comunicação), citações, referencias, analogias, raciocínio lógico, abstração, enfim, o poder de solução e raciocínio. 


Renis R.

Professor de Filosofia e neuroeducador

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