O fato é que John Dewey impregnou a Filosofia da Educação e a prática da educação nos Estados Unidos de um sentido construtivo que fez com que seus discípulos fossem os rebeldes da educação (...). Comunidades em crise, comunidades que haviam esgotado sua capacidade de crescimento econômico, encontraram na educação a espinha dorsal de sua recuperação econômica, social e cultural. Isso mostra uma tese que os sociólogos sempre defenderam: a da interação dialética que existe entre educação e mudança social. A educação não é só produto de mudança, ela gera mudança. Ela não é só produto da revolução social. E Anísio sentia atração pela filosofia de Dewey provavelmente porque sabia que no Brasil era através da educação que nós deveríamos realizar a nossa revolução nacional (Brasília, 2002, p. 53)
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Nietzsche e a Arte Trágica
Friederich Nitezsche
Escrito por Bruno Tavares Assunção
Friederich Nitezsche, filósofo alemão do século XIX, realiza um longo estudo acerca da arte trágica. A tragédia teria sua origem nas festas populares dedicadas ao deus Dionísio, o ditirambo, uma espécie de canto coral uma espécie de encenação composta por uma parte de narrativas e outra de coro musical. Nietzsche resgata a concepção que Aristóteles apresenta na em seu livro Poética, nesta obra Aristóteles faz uma comparação dos gêneros literários e concebe ao fim da obra a o gênero trágico como o maior de todos os gêneros. Para Aristóteles o gênero poética seria o maior de todos, pois nele a vida pode ser representada de maneira mais fiel, sendo representada fielmente, a vida consequentemente atinge a um maior número de pessoas e consequentemente de uma maneira mais enérgica, mais forte os expectadores.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
O que é o Conhecimento?
Escrito por Fábio Luiz Daemon da Silva
Quando falamos sobre o conhecimento é impossível não nos lembrarmos do
significado da palavra “filosofia”. A filosofia sempre foi colocada como a
união de duas palavras de origem grega: “philia” e “sophia”. A palavra “philia”
tem como significado em português as palavras “amor” ou “amizade”. Já a palavra
“sophia” tem como significado a palavra “sabedoria”. Logo, presumimos que
filosofia significa um “amor ao saber”. Assim, vemos claramente que a filosofia
nasceu como uma busca pela sabedoria, mais precisamente: pelo conhecimento.
O Conhecimento sempre foi o que o homem quis buscar, e a filosofia se
interessou desde sempre em tentar estabelecer quais são as condições
necessárias para que um conhecimento seja considerado verdadeiro ou não.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
O que é Filosofia?
Escrito por Pedro Henrique dos Santos Ribeiro
Afinal, o que é filosofia? Eis aí um daqueles problemas difíceis, mesmo para quem se já dedica há algum tempo às investigações filosóficas. Responder tal questão, porém, é fundamental, especialmente para aqueles que irão exercer o magistério escolar. É muito natural que os estudantes do Ensino Médio se façam essa pergunta. Na verdade, muitos deles tendem a pensar que a filosofia é um mero palavreado qualquer, uma simples conversa vazia de sentido. Ao aluno preocupado com o vestibular, por sua vez, o estudo da matéria parece desnecessário e inútil, mais atrapalhando do que ajudando seu ingresso na faculdade. Sejamos honestos: quem de nós nunca ouviu por aí que o estudo filosófico é coisa de quem não bate muito bem da cabeça? Pois bem, se o professor de filosofia do Ensino Médio pretende realizar um bom trabalho, cabe a ele, antes de tudo, desfazer esses preconceitos. Sua primeira lição deve ser ensinar o que é filosofia.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
TARSILA DO AMARAL - PINTORA BRASILEIRA
Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
CANCIONEIRO - FERNANDO PESSOA
Cancioneiro
Nota Preliminar
1. Em todo o momento de atividade mental acontece em nós um duplo fenômeno de percepção: ao mesmo tempo que tempos consciência dum estado de alma, temos diante de nós, impressionando-nos os sentidos que estão virados para o exterior, uma paisagem qualquer, entendendo por paisagem, para conveniência de frases, tudo o que forma o mundo exterior num determinado momento da nossa percepção.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Costumes e Tradições do Povo Yawanawá
Este livro surgiu de uma necessidade do meu povo de registrar depoimentos dos velhos Yawanawá existentes na terra indígena. É fruto de minhas primeiras obras e experiências pesquisadas na Terra Indígena do Rio Gregório, nas aldeias Tibúrcio, Escondido, Mutum, Nova Esperança e Matrinxã. Para que esse material realmente se concretizasse, fiz uma reflexão no centro de nossos terreiros, juntamente com as crianças e os anciões das aldeias, onde ali nos encontramos com os espíritos da floresta e dos nossos ancestrais para entoar nossos cânticos de festas tradicionais, rituais e cerimônias sagradas.
Aldayso Yawanawá
Fonte: AGÊNCIA AC
segunda-feira, 29 de julho de 2013
GUARDADOR DE REBANHOS - FERNANDO PESSOA
O Guardador de Rebanhos é um conjunto de poemas (49 no total) escritos pelo heterônimo Alberto Caeiro de Fernando Pessoa. Os poemas foram escritos em 1914 e Fernando Pessoa atribuiu sua gênesis a uma única noite de insônia de Caeiro. Foram publicados em 1925 nas 4ª e 5ª edições da revista Athena, com exceção do 8º poema do conjunto que só viria a ser publicado em 1931, na revista Presença.
COLEÇÃO HISTÓRIA GERAL DA AFRICA - Tudo sobre um povo que deu origem a série
“Outra exigência imperativa é de que a história (e a cultura) da África devem pelo menos ser vistas de dentro, não sendo medidas por réguas de valores estranhos...Mas essas conexões têm que ser analisadas nos termos de trocas mútuas, e influências multilaterais em que algo seja ouvido da contribuição africana para o desenvolvimento da espécie humana”.
J. Ki-Zerbo,
História Geral da África, vol. I, p. LII
MACHADO DE ASSIS - OBRAS COMPLETAS
O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.
ROMANCE
* RESSURREIÇÃO PDF
* A MÃO E A LUVA PDF
* HELENA PDF
* IAIÁ GARCIA PDF
* MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS PDF
* CASA VELHA PDF
* QUINCAS BORBA PDF
* DOM CASMURRO PDF
* ESAÚ E JACÓ PDF
* MEMORIAL DE AIRES PDF
ROMANCE
* RESSURREIÇÃO PDF
* A MÃO E A LUVA PDF
* HELENA PDF
* IAIÁ GARCIA PDF
* MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS PDF
* CASA VELHA PDF
* QUINCAS BORBA PDF
* DOM CASMURRO PDF
* ESAÚ E JACÓ PDF
* MEMORIAL DE AIRES PDF
quinta-feira, 2 de maio de 2013
O Legado de Pitágoras - Documentário
Essa série inovadora tira Pitágoras dos livros de matemática e o coloca no centro da história. O primeiro episódio mostra como antigas civilizações foram capazes de atingir feitos arquitetônicos uma vez tidos como impossíveis, graças Teorema de Pitágoras. O segundo episódio explora outras figuras que moldaram o trabalho de Pitágoras. O último episódio introduz a idéia de que o Teorema de Pitágoras nem sempre pode ser aplicável e como isso teve que ser repensado nos tempos medievais e modernos.
Desafiando Pitágoras: O teorema de Pitágoras foi, por dois mil anos, considerado uma verdade imutável que avançou junto com a civilização humana. Mas um dia as pessoas começaram a questionar o espaço criado por Pitágoras e veremos neste episódio que o teorema é o ponto de partida para todos os espaços e essencial para definir os conceitos de medidas.
Pitágoras e Outros: Neste episódio conheceremos os teoremas de grandes matemáticos, além de Pitágoras.
Pitágoras e Outros: Neste episódio conheceremos os teoremas de grandes matemáticos, além de Pitágoras.
O Legado de Pitágoras - Desafiando Pitágoras
VIDEO
O Legado de Pitágoras - Pitágoras e Outros
O Legado de Pitágoras - O Triângulo de Samus
Os videos possuem legenda.
FONTE: CANALCURTA
quarta-feira, 20 de março de 2013
MOISÉS (Michelangelo) - OBRAS DE ARTE
O Moisés (c. 1513-1515) é uma escultura do italiano Alta Renascença artista Michelangelo Buonarroti, alojados na igreja de San Pietro in Vincoli , em Roma . Encomendado em 1505 pelo Papa Júlio II para o seu túmulo , descreve a bíblica figura de Moisés com chifres na cabeça, com base em uma descrição na Vulgata , a tradução latina da Bíblia usada na época.
Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?)
Assinar:
Postagens (Atom)
COMO A CULTURA POP PODE ENSINAR FILOSOFIA
Lições de Akira, Ghost in the Shell, Exterminador do Futuro, Matrix e Alice no País das Maravilhas A Cultura Pop, muitas vezes subestimada...
-
Quando ouvimos este psiquiatra chileno de 75 anos, temos a sensação de estarmos diante de Jean-Jacques Rousseau do nosso tempo. Ele nos con...
-
O Moisés (c. 1513-1515) é uma escultura do italiano Alta Renascença artista Michelangelo Buonarroti, alojados na igreja de S...
-
Os quadrinhos e a filosofia da linguagem podem colaborar de várias maneiras na formação das pessoas, especialmente em relação à comunicaçã...