segunda-feira, 31 de outubro de 2016

6ª SEMANA DE FILOSOFIA UFAC 2016: A FILOSOFIA NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA E SUA ATUALIDADE



É com muito prazer que o Blog Atuação Filosófica anuncia e participa novamente de mais uma Semana de Filosofia  que ocorrerá exclusivamente na sede da Universidade Federal do Acre - UFAC em Rio Branco/Acre. 

A Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas através da Universidade Federal do Acre realizam novamente A Semana de Filosofia que terá como tema: "A Filosofia na Antiguidade Clássica e sua Atualidade", que contará com a presença de ilustres professores doutores na área esclarecendo e colocando mais questionamentos sobre a importância da leitura e estudo dos clássicos e, como estes permanecem atuais. 
Teremos como conferencistas os professores: Prof. Dr. José Gabriel Trindade Santos (UFC - Universidade Federal do Ceará), Prof. Dr. João Quartim de Moraes (UNICAMP), Prof. Dr. Marco Antonio Zingano (USP) e os professores: Prof. Dr. Cezar Alencar Arnaut de Toledo (UEM) e M.Sc. Jarbas Maurício Gomes (UFScar) que ministrarão um minicurso de LÓGICA E METAFÍSICA EM BOÉCIO. Contaremos com a presença dos professores da Universidade Federal do Acre, do curso de filosofia como coordenadores e mediadores nas conferencias, além da participação da mesa redonda e minicurso. O Prof. Dr. João Silma Lima (UFAC) participará de uma mesa redonda debatendo A Filosofia dos gregos antigos tem ainda alguma atualidade?, junto com os professores João Quartim de Moraes e Marco Antonio Zingano. O Prof. M.Sc. Guilherme Cunha ministrará um minicurso de Nietzsche e Antiguidade Clássica. Contaremos também com a presença do Prof. m.Sc. Aristides Moreira Filho e o Prof. Dr. Carlos Paula de Moraes. A programação está disponível para que todos possam acompanhar mais um evento de grande importância dentro da Universidade Federal do Acre. 
E neste grande momento que vivemos, a saber da importância da Filosofia em nossas vidas e na vida e estudo de nossos filhos e filhas. 

A semana de filosofia será aberta para todos os interessados, apreciadores de filosofia, do estudo, pesquisa e afins. Estudantes, acadêmicos, professores e interessados podem participar gratuitamente. Os que precisarão se inscrever contanto certificado será apenas para os que desejam apresentar trabalhos. Estes que terão os resumos submetidos a julgamento prévio para apresentação, deverão respeitar o tema da semana de filosofia: A Filosofia na Antiguidade Clássica e sua Atualidade, para apresentação oral. O resumo deve ser encaminhado para o correio eletrônico (e-mail): semanadefilosofia6@gmail.com , contendo 250 palavras com (05) cinco palavras chave em português ou espanhol, até a data limite de 20 de novembro de 2016. Devidamente identificados com Autor e/ou no máximo (03) três co-autores.


Para maiores informações: (068) 3901-2666 (Coord. do Curso de Filosofia)


PROGRAMAÇÃO DA 6ª SEMANA DE FILOSOFIA

28/11/2016 – 19h00 Segunda-Feira:
Solenidade
Conferência de abertura com o tema:
Unidade e Diversidade da filosofia platônica
Conferencista: Prof. Dr. José Gabriel Trindade Santos (UFC - Universidade Federal do Ceará)
Coordenador: Prof. Dr. João Silva Lima (UFAC)
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre

29/11/2016 – 19h00 Terça-Feira:
 
Comunicações Filosóficas
Coordenador: Prof. M.Sc. Aristides Moreira Filho (UFAC)
Local: Centro de Convenções - Sala Pedro Martinello

30/11/2016 - 19h00 Quarta-Feira:
Conferência: De Epicuro a Lucrécio: materialismo e ilustração no pensamento greco-romano
Conferencista: Prof. Dr. João Quartim de Moraes (UNICAMP)
Coordenador: Prof. Manoel Coracy Saboia Dias (UFAC)
Local: Centro de Convenções - Sala Pedro Martinello

01/12/2015 – 19h00

Conferência: Justiça e punição em Platão e Aristoteles
Conferencista: Prof. Dr. Marco Antonio Zingano (USP)
Coordenador: Prof. Dr. João Silva Lima (UFAC)
Local: Centro de Convenções - Sala Pedro Martinello

02/12/2016 – 19h00 Sexta-Feira:
Mesa Redonda: A filosofia dos gregos antigos tem ainda alguma atualidade?
Prof. Dr. João Quartim de Moraes (UNICAMP)
Prof. Dr. Marco Antonio Zingano (USP)
Prof. Dr. João Silva Lima (UFAC)
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Paula de Moraes (UFAC)
Local: Centro de Convenções - Sala Pedro Martinello


MINICURSOS
28 de novembro a 02 de dezembro de 2016, das 14h as 18 h

Minicurso 1: NIETZSCHE E ANTIGUIDADE CLÁSSICA

Ministrante: Prof. M. Sc. Guilherme da Silva Cunha (UFAC)
Local: Dias 28 a 30 Nov. - Centro de Convenções - Sala Pedro Martinello
Dias 01 e 02 Dez. Sala de Reuniões do CFCH.


Ementa: A filosofia na época trágica dos gregos. Os pré-socráticos. O nascimento da tragédia.

Concepções apolínea e dionisíaca do homem. Considerações nietzschianas: [...] Um tempo que sofre da assim chamada cultura geral, mas sem civilização e sem nenhuma unidade de estilo em sua vida, não saberia fazer nada de correto com a filosofia, ainda que ela fosse proclamada pelo gênio da verdade em pessoa nas ruas e feiras. [...] Tales é um mestre criador que, sem fabulação fantástica, começo a ver a natureza em suas profundezas. Se para isso serviu-se da ciência e do demonstrável, mas logo saltou além deles, isso é igualmente um caráter típico da cabeça filosófica [...].

Minicurso 2: LÓGICA E METAFÍSICA EM BOÉCIO

Ministrantes: Prof. Dr. Cezar Alencar Arnaut de Toledo (UEM) e M.Sc. Jarbas Maurício Gomes (UFScar)
Local: Dias 28 a 30 Nov. - Centro de Convenções - Sala Manoel Ribeiro
Dias 01 e 02 Dez. - Sala Ambiente do Bloco Walter Felix 01 do CFCH.


Ementa:O minicurso tem como objetivo o estudo dos escritos filosóficos de Boécio (480-525), com destaque para os textos Comentários à Isagoge de Porfírio, De hebdomadibus, ambas do final do século V, e A consolação da filosofia, de 524. Boécio sinaliza o ponto de transição entre o pensamento antigo e o pensamento medieval e diante de um possível abandono e esquecimento dos escritos de filósofos gregos como Platão e Aristóteles, dedicou-se ao trabalho de tradução da obra aristotélica para o Latim, iniciativa que deu origem aos seus comentários aos escritos de Aristóteles e Porfírio. O estudo destes escritos permite compreender um dos caminhos pelos quais a filosofia antiga se manteve presente na constituição do pensamento escolástico. Mesmo sendo um pensador cristão, Boécio deu espaço à filosofia grega e seu trabalho de tradução e comentário dos escritos aristotélicos sobre lógica ficou conhecido como a nova lógica e na fronteira entre a filosofia antiga e o pensamento cristão, Boécio sistematizou a metafísica conciliando-a com os princípios do cristianismo. Considerado por alguns como o último dos filósofos antigos, escreveu tratados sobre temas como a lógica, a matemática, a música, a teologia que foram objeto de inspiração e análise por pensadores como Pedro Abelardo e Tomás de Aquino.