terça-feira, 3 de novembro de 2015

5ª SEMANA DE FILOSOFIA/UFAC - Ontologia & Linguagem




O mundo dos humanos é fruto de uma construção que ocorre através da linguagem. O filósofo alemão, Martin Heidegger, dissera que “a linguagem é a morada do ser”. Então, nós, os considerados humanos, temos que conhecer melhor nossa própria casa que é a linguagem, visto que, quase sempre “tropeçamos” em alguns conceitos, pois não entendemos o contexto em que foram produzidos, porque querer entender o texto sem o contexto é sempre caminhar no “escuro” em busca de hermenêutica. Todavia, a interpretação verdadeira só aparece com veemência quando compreendemos o contexto da fabricação conceitual. Logo, acreditamos que por meio desta V SEMANA DE FILOSOFIA: ONTOLOGIA E LINGUAGEM podemos contribuir com grandes discussões a cerca do Ser e dos discursos que o constroem. Ademais, almejamos possibilitar uma maior compreensão do Homem no cenário social, ético, estético, político, econômico e religioso. Visto que o Homem é sempre atravessado por diversas concepções de homem, linguagens e discursos diferentes.

A Semana de Filosofia/UFAC visa esclarecer que a vida humana como um todo depende, em grande parte, de como o Homem mantém relação com suas crenças ontológicas no âmbito da linguagem. A linguagem é a base que sustenta o Ser, sem a linguagem não há como estudar as concepções de homem e tampouco as narrativas que lhe “fabricam”, posto que, o homem é uma grande invenção narrativa. Cabe ressaltar, se retiramos as narrativas do meio humano, aniquilamos aquilo que chamamos de Homem, visto que, ninguém nasceu humano, nós construímos nossa humanidade numa relação com outros homens, é por intermédio da linguagem que aprendemos a conviver com os outros seres humanos. Portanto, é importante destacar, que o propósito central deste projeto é discutir as grandes temáticas clássicas no campo da Ontologia e da Linguagem para ver se aprendemos a conviver melhor com as mais variadas concepções de homem dentro do espaço social que vivemos no nosso dia-a-dia.
Convidamos todos os acadêmicos, estudantes, amantes do bom estudo filosófico e interessados para esse evento. A programação estará disponível em breve aqui no blog, com a mesa redonda, palestras e minicursos.
Os minicursos estarão disponível com vagas limitadas e, as inscrições estarão sendo realizadas na secretaria da coordenação do curso de filosofia no Campus da Ufac/Rio Branco.