domingo, 19 de julho de 2015

ORDO AB CHAO na Filosofia e na Mente



ORDO AB CHAO

Fonte: Lorenzo Lotto, Giovan Francesco Capoferri - De um livro Wikipédia.

" Ordo Ab Chao " - Ordem Vinda do Caos. 
Por Renis. R.

A FILOSOFIA busca a Verdade, a Sabedoria, o Conhecimento de todas as “coisas”. A Razão dada pela filosofia se trata de uma explicação do que É, e não contos, fábulas, achismos e opiniões. Essa explicação busca oferecer Compreensão, Sabedoria e Entendimento e, para obtermos isso precisamos estar livres de preconceitos, vícios e muletas que usamos para nos conduzir pelo mundo. Precisamos fazer auto analises pesadíssimas, ter auto critica, respeito e ser verdadeiro com tudo isso. AH! Sim, e Tempo. Entidade que consome e destrói, renova e nos possibilita realizar objetivos, precisamos saber conversar com Ele para poder “pensar”. “O Tempo faz milagres”, “O Tempo é o melhor remédio”, são expressões populares que podemos usar aqui, mas usar o Tempo precisa entende-lo e entender a Si para obter um bom resultado. E durante os dias as pessoas estão em boa parte de suas rotinas ocupadas, talvez, com coisas mais importantes do que pensar. 

Mas, pensar em que? O que devo pensar? O que leio já é pensado! O que pretendo ler para pensar depois, já foi pensado! Se, eu penso no que me falam, não penso por mim. Isso gera uma confusão sem tamanho. São tantas informações, são tantas criticas e tantos pontos de vista que, a ignorância deixa de ser uma benção, por tanta “sabedoria” de sábios e intelectuais; ainda mais virtualmente em redes sociais.

O termo Ordo Ab Chao é um termo usado por uma sociedade discreta em seus estudos. Mas podemos adaptá-lo para nossos dias.



Oferecer “Ordem” a “Tudo” é bem caótico, não? Como ficariam as mutações na flora? nos átomos?  na genética? Essas mudanças são ocorridas graças ao caos ocorrido em determinado momento que possibilita tais alterações. Mas, podemos falar que essas mudanças ocorrem devido a ordem? Decidir isso em casos externos a nós é bem complicado, já que nós é que criamos padrões para determinadas coisas, eventos e casualidades.Como um grande arranjo de dominós empilhados e enfileirados sobre nossa ordem, mas diante de uma escolha nossa e tudo e posto a queda. 


Fonte: Google imagens.

Seu pensamento possui uma gama de acontecimento externos querendo influenciar a sua maneira de pensar. E, acaba influenciando muitos, mas as escolhas de deixar isso entrar é sempre nossa. Possuímos muitas ideias, julgamentos, analises, lembranças. Conversamos das mais variadas situações e temas como p.ex.: cinema, rock, pornografia, política, contas a pagar, trabalho, problemas domésticos, televisão, estudo, etc. Para você, existe uma ordem nos seus gostos e isso leva a você a estudar, ler e se interessar por determinados assuntos, tendo assim um filtro natural para o que você irá pensar por exemplo sobre planejamento futuro sobre sua vida – algo dentro do campo profissional ou pessoal.



Todo o Conhecimento do Mundo está a sua volta, no Mundo. Mas obter tudo isso de uma vez só é impossível ou no mínimo caótico para nossa mente. Então leva tempo. Precisamos conhecer, aprender e estudar. Para melhor entender e compreender. Com este estudo, conduzimos e proporcionamos uma Ordem a nossa mente. Esta ordem organiza e filtra o necessário para aquele determinado momento que estamos vivendo.



Esse caos mental afeta diretamente nossa vida, com isso, escolhas que façamos para nosso futuro. São perguntas do tipo: O que você será quando crescer? O que você quer para seu futuro?  Quando somos novos não aprendemos o necessário sobre o Mundo, o que tem nele. As perguntas certas não nos são feitas, apenas nos conduzem ao senso comum. Perguntas relacionadas a vida comum, ao condicionamento que a sociedade impõe. “Faça parte disso”, “Se você não fizer isso será excluído do grupo”, “ Vista isso, porque é mais bonito, todo mundo está usando”. “Porque você não é como fulano?”, “Você não quer ser doutor? E ter muito dinheiro?”


Imagine sua vida como um labirinto. Este labirinto possui paredes de concretos altas, estas paredes são leis, regras, sistemas, padrões que lhe conduzem para o centro e outros para longe do seu objetivo, ao ponto de lhe aprisionar ou se perder. Cansado, desistirá de suas buscas. A vida é um labirinto. A qual você andará sozinho e irá descobrindo o que é necessário e verdadeiro para você. Ao chegar ao centro (de você) enfrentará monstros que perambulam (também) aprisionados neste labirinto com fome e desejando matar intrusos (matar ou conquistar os buscadores que tentam eliminar estes monstros como: inveja, raiva, orgulho). O Caos pode ser um grande aliado se desconstruirmos conceitos induzidos por outras pessoas, sistemas, comércio e instituições. Como diria Chico Science:



Posso sair daqui pra me organizar

Posso sair daqui pra desorganizar



Da lama ao caos, do caos a lama

o homem roubado nunca se engana



Que eu me organizando posso desorganizar

Que eu desorganizando posso me organizar

Que eu me desorganizando posso me organizar.



Da lama ao caos, do caos a lama