quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A FILOSOFIA ENXERGANDO A MATEMATICA

A FILOSOFIA ENXERGANDO A MATEMÁTICA


Sempre que via essa imagem pelas redes sociais navegando de comentário em comentários, ficava intrigado. Pensando como pode tamanhas formulas matemáticas não ser vistas, estudadas e praticadas no dia a dia? Sendo que, temos matemática em tudo o que fazemos e nos rodeia. Será que as redes sociais ou a falta de interesse em estudar e pensar nos coloca a fazer somente piada a todo tempo sobre essas questões que acreditam muitos ser insignificantes em nossas vidas?

A matemática anda de mãos dadas com a filosofia a bastante tempo, temos Pitágoras que desenvolveu seus estudos e fazia a leitura do Universo completamente de forma matemática, já coloquei vídeos aqui sobre uma visão matemática das coisas feita por Walt Disney com Pato Donald no país da matemagica e a História da Matemática que mostra a influencia da filosofia juntamente aos matemáticos indianos para questões que nos ampliam a visão e assim colocarmos em pratica em muitos objetos de nosso dia a dia.

Podemos colocar aqui também a própria Natureza que esta funcionando o tempo todo com formulas matemáticas perfeitas. Sim, sabemos que a matemática é uma ciência universal e dos homens, criada justamente para poder entender, desvendar, desvelar e se aprofundar cada vez mais em possibilidades.

Onde quero chegar com isso? Bem, temos o vídeo NATUREZA EM NUMEROS que nos revelar o que podemos estudar e, como podemos estudar: seres, movimentos e crescimento de plantas. Vendo isso, podemos ir mais além. Muito dessas formulas matemáticas são usadas sem notarmos, estão disponíveis em aplicativos em smartphones, em toques simples em telas para que possamos fazer escolhas de imagens, musicas e etc. Cada tecla selecionada para gerar uma palavra no seu whathzapp são precisos grandes cálculos realizados por homens que desenvolveram softwares e com estes, aplicativos funcionais para o uso a nosso bel prazer.

A matemática está sendo usada por você inconscientemente para assistir filmes de animações como Toy Story, Shrek, Final Fantasy. Os animadores precisam usar de formulas matemáticas bem elaboradas para mover um braço dos personagens. Parece incrível mas essas formulas estão mais e mais em nossos dias. O pessoal da Pixar são amplamente conhecidos como alguns dos melhores contadores de histórias e animadores do mundo. Eles são, talvez, menos reconhecidos como alguns dos mais inovadores gênios da matemática. Pixar chumbo Research Tony DeRose investiga a matemática por trás das animações, explicando como aritmética, trigonometria e geometria ajudam a trazer Woody e o resto dos seus personagens favoritos para a vida.


Vamos repensar sobre alguns comentários e piadas que circulam por redes sociais. Temos que colocar nossas mentes muito mais a frente do que podemos ver aparentemente. Somos capazes de muitas façanhas, e, limitar nossas mentes a incapacidades que achamos existir por se tratar de formulas difíceis é colocar grilhões de ignorâncias em nós e colocar nas sombras pensadores que dedicaram tempo e esforço para ir muito além, deixando legados que usamos para nosso lazer, trabalho e aprendizado por exemplo. 

Escrito por Renis R.