sábado, 14 de junho de 2014

Coleção Filosofia Antiga - Livros Download

Uma breve coleção de livros zipados da Filosofia Antiga.


PAIDEIA - Paideia (FO 1943: Paidéia), (em grego antigoπαιδεία paideia) refere-se ao sistema de educação e formação educacional das culturas grega e helenistas (greco-romana) que incluíam temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, ou as chamadas artes liberais. A paideia era um campo de competição formal especialmente para membros da elite, os agones de retórica (competições) existiam desde a escola e em grande número em festicais locais e regionais.

PARMENIDES - DA NATUREZA - Da Natureza e sua permanência, escrito pelo filósofo pré-socrático (classificado como tal, apesar de ter vivido mais ou menos na mesma época de Sócrates) Permênides de Eleia, e que influenciou inúmeros filósofos a partir do século IV a.C. até – mesmo que desapercebidamente – os dias atuais. Pois que quando Parmênides sabiamente resume que “o Ser é, o Não-ser jamais poderia haver sido”, está apenas refletindo sobre o mesmo tema que seria posteriormente desenvolvido na “Substância que não pode criar a si mesma, pois que é tudo o que é e foi e será” de Espinosa... Qualquer semelhança com filosofias ainda mais antigas, vindas do Oriente e, sobretudo, de algum canto do Egito, talvez não seja mera coincidência.

Acreditavam os Gregos em seus mitos?Sócrates e Platão, através da razão, do logos, procuraram depurar não só o universo mas também os mitos.

Medeia (Medea) é uma tragédia escrita pelo tragediógrafo e filósofo estoico latino Lúcio Aneu Sêneca e baseada na tragédia homônima de Eurípides.


PDF