terça-feira, 11 de março de 2014

A FILOSOFIA E A MATEMATICA - UM PASSO DO TODO


O pensamento filosófico na matemática é uma ferramenta importante na construção do conhecimento científico. Um exemplo dessa teoria Pitágoras, considerado o grande iniciador da teoria dos números, foi ainda o fundador da seita dos “pitagóricos” e esta escola afirmava haver uma relação numérica entre as coisas. 

Tales de Mileto foi o primeiro a estabelecer as bases racionais para a geometria. Bertrand Russel se destaca por suas obras em filosofia matemática. Já Blaise Pascal teve importância no cálculo das probabilidades e no triângulo que leva seu nome, sua obra filosófica de importância chama 'Pensamentos'. 

Leibniz descobriu as bases do cálculo diferencial e na filosofia imaginou o sistema profundo das mônadas, segundo o qual existe entre a alma e o corpo uma harmonia preestabelecida, ele também desenvolveu um método para a determinação de máximos e mínimos. Erastóstenes descobriu uma tabela de números primos que tem o nome de “Crivo de Erastóstenes” e era filósofo. 
Já Rene Descartes foi o pai da geometria analítica e autor da famosa frase “penso, logo existo”. D’Alembert foi autor do teorema que leva seu nome e que permitir determinar o resto da divisão de um polinômio por um binômio da forma: X+A e BX+A sem efetuar a divisão. Bernard Bolzano dedicou ao estudo das funções e foi filósofo. 

Encerro este post salientando a importância da filosofia na matemática e em qualquer área do conhecimento cientifico. Bons cálculos!

Seguem dois videos muito bons para serem analisados e estudados a respeito.


Fonte: Portal da Educação