terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mostra “Filosofia e Cinema” entra em cartaz no Cine Recreio

A Mostra “Filosofia e Cinema”, realizada pelo Sesc – Acre em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) exibe  filmes sobre a vida de grandes filósofos. A programação estreia na sexta-feira, 24, e se estende até o dia 2 de fevereiro, com sessão às 19 horas, no Cine Recreio. A entrada é franca.
Produções cinematográficas de cineastas como Rosselini, Derek Jarman,  Margarethe von Trotta, lan Duran Cohen, entre outros estão na programação.
A mostra apresenta quatro obras do cineasta italiano Roberto Rosselini: “Sócrates”, “Santo Agostinho”, “Descartes” e “Blaise Pascal”.
As cinebiografias de duas grandes mulheres: Simone de Beauvoir e Hannah Arendt são destaques na mostra. “Os Amantes do Café Flore”, do diretor  Ilan Duran-Cohen narra a vida sentimental e sexual de Simone de Beauvoir, cheia de encontros e desencontros. No filme Beauvoir se apaixona por Jean Paul-Sartre. Juntos, vivem uma viagem erótica e emocional.
Já “Hannah Arendt”, dirigido pela alemã Margarethe Von Trotta é um drama biográfico sobre a filósofa política alemã de origem judaica. Com Barbara Sukowa no papel principal, o filme tem como pano de fundo o nazismo, e o julgamento de um dos grandes criminosos Adolf Eichmann, que Hannah acompanhou para o jornal New Yorker, em 1961. Nos artigos, Hannah mostra que nem todos que praticaram os crimes de guerra eram monstros, e relata também o envolvimento de judeus que ajudaram na matança.
Programação
24/01 “Sócrates” -  25/01  “Santo Agostinho”-  26/01  “Giordano Bruno” -   27/01
“Descartes” -  28/01 Blaise Pascal – 29/01 Dias de Nietzsche em Turim – 30/01 “Freud além da alma” – 31/01 “Wittgenstein” – 01/02 – “Os Amantes do Café Flore” – 02/02  “Hannah Arendt”

Fonte: www.agencia.ac.gov.br/