quarta-feira, 31 de julho de 2013

Costumes e Tradições do Povo Yawanawá

Este livro surgiu de uma necessidade do meu povo de registrar depoimentos dos velhos Yawanawá existentes na terra indígena. É fruto de minhas primeiras obras e experiências pesquisadas na Terra Indígena do Rio Gregório, nas aldeias Tibúrcio, Escondido, Mutum, Nova Esperança e Matrinxã. Para que esse material realmente se concretizasse, fiz uma reflexão no centro de nossos terreiros, juntamente com as crianças e os anciões das aldeias, onde ali nos encontramos com os espíritos da floresta e dos nossos ancestrais para entoar nossos cânticos de festas tradicionais, rituais e cerimônias sagradas.

Aldayso Yawanawá

REVISTA PDF - link corrigido

Fonte: AGÊNCIA AC

segunda-feira, 29 de julho de 2013

GUARDADOR DE REBANHOS - FERNANDO PESSOA

O Guardador de Rebanhos é um conjunto de poemas (49 no total) escritos pelo heterônimo Alberto Caeiro de Fernando Pessoa. Os poemas foram escritos em 1914 e Fernando Pessoa atribuiu sua gênesis a uma única noite de insônia de Caeiro. Foram publicados em 1925 nas 4ª e 5ª edições da revista Athena, com exceção do 8º poema do conjunto que só viria a ser publicado em 1931, na revista Presença.

COLEÇÃO HISTÓRIA GERAL DA AFRICA - Tudo sobre um povo que deu origem a série


“Outra exigência imperativa é de que a história (e a cultura) da África devem pelo menos ser vistas de dentro, não sendo medidas por réguas de valores estranhos...Mas essas conexões têm que ser analisadas nos termos de trocas mútuas, e influências multilaterais em que algo  seja ouvido da contribuição africana para o desenvolvimento da espécie humana”. 
J. Ki-Zerbo, 

História Geral da África, vol. I, p. LII

MACHADO DE ASSIS - OBRAS COMPLETAS


O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

ROMANCE

RESSURREIÇÃO PDF

A MÃO E A LUVA PDF

HELENA PDF

IAIÁ GARCIA PDF

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS PDF

CASA VELHA PDF

QUINCAS BORBA PDF

DOM CASMURRO PDF

ESAÚ E JACÓ PDF

MEMORIAL DE AIRES PDF

QUADRINHOS (HQ's) E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL

  Os quadrinhos e a filosofia da linguagem podem colaborar de várias maneiras na formação das pessoas, especialmente em relação à comunicaçã...